Casa NL -em construção-, Brasília 2019

Casa NL

:

-em construção-, Brasília 2019

 
 

A Casa NL é de personalidade jovem, expressiva e moderna. Contrasta materiais leves dos rústicos e ressalta o que é realmente preciso; a função.

Otimização de área construída -e a sua facilidade de execução- foram as principais premissas apresentadas pelos clientes; um casal jovem que serve como inspiração para a solução arquitetônica da casa.

As áreas de serviço/cozinha foram separadas das áreas privadas da casa; cada conjunto tem uma construção isolada, uma é metálica e a outra é de alvenaria, entre os dois volumes criados acontece a área social da casa; um espaço mono-ambiente para a família e os amigos íntimos, formalmente é protegida por uma cobertura de metal e levemente apoiada nos volumes sólidos das áreas de serviço e das áreas privadas.

A construção é feita num sistema misto de estruturas metálicas e de alvenaria. O pé-direito é generoso, diminuindo assim a sensação de confinamento das áreas reduzidas na casa. O mono-ambiente principal da casa é quase transparente, integra visualmente o espaço interno com o externo, goza de boa iluminação e ventilação natural.
A garagem é de estrutura metálica com uma frente de ACM e portão coplanar basculante, as laterais são de cobogó -facilitando a ventilação natural e o esfriamento dos veículos. A cozinha e a área gourmet estão integradas, diminuindo assim a estrutura necessária para os dias de festa; a varanda e a piscina são uma extensão do mono-ambiente social da casa. 

A solução apresentada neste projeto é primeiramente funcional, mas também mostra uma riqueza no conjunto de materiais e tecnologias que diminuem o tempo de construção e compõem um conjunto harmônico.

 
 

FactSheet

Autores: Eduardo Sáinz e Lilian Glayna

Equipe: Lucas Lopes, Carlos Lazaro e Felipe Castro

Ano de Projeto: 2018

Ano de Construção: 2019